DÚVIDAS

Frase vs. oração

[Acedi a um sítio e] deparei com a seguinte pergunta de múltipla escolha:
«Diga quantas orações se encontram neste parágrafo: "Atenção! Silêncio! Gritava a professora, enervada, quando o director entrou."» Duas, três ou quatro?

Segundo o que está assinalado, há aí quatro orações. Ora, no meu tempo, as orações eram contadas de acordo com o número de verbos existentes, pelo que apenas consigo encontrar duas, apesar de poder estar elidida uma forma verbal antes de "enervada".

Serei eu quem está a ser obtusa?

Antecipadamente grata pela vossa resposta.

Resposta

Parece-me que a pergunta em apreço confunde o termo oração com frase. Quer na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (págs. 119/120), quer na Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara (págs. 407/408), uma frase pode ser constituída por uma palavra ou por uma sequência de palavras, incluindo ou não um verbo. Assim, «Atenção!» pode, por si só, constituir uma frase, embora não tenha verbo (ver Cunha e Cintra, idem). Mas uma oração tem uma palavra fundamental, isto é, um núcleo, que é o verbo (ver Bechara, idem); e uma ou várias orações podem formar uma frase.

Tomando estes aspectos em consideração, diria que:

a) o parágrafo tem três frases, a saber: «Atenção!», «Silêncio!» e «Gritava a professora, enervada, quando o director entrou»;

b) na terceira frase, há duas orações: «gritava a professora, enervada» e «quando o director entrou».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa