DÚVIDAS

Formas irregulares do verbo subir

Na conjugação do verbo «subir», quais são as pessoas que são irregulares? No livro que tenho (Gramática Activa) sucede que as pessoas irregulares são as primeiras do singular e do plural («subo» – «subimos»), mas a mim parece-me que são todas as outras, já que a raiz do verbo muda («sobes» – «sobe»...). Estou enganada ou não? Obrigada pela atenção!

Resposta

O verbo subir é irregular, uma vez que o seu radical apresenta alternância vocálica: a forma verbal de infinitivo, assim como a maioria das formas dos restantes tempos, possui a vogal alta [u] no radical, mas as formas verbais de segunda e terceira pessoas do singular e terceira do plural do presente do indicativo têm a vogal baixa [ɔ] no radical. Consideram-se irregulares as formas verbais que se afastam de um paradigma. Assim, as formas irregulares do verbo subir são sobes, sobe e sobem. Trata-se de uma irregularidade fonológica que se reflecte na escrita. Do mesmo modo se comporta, por exemplo, o verbo sacudir. Se compararmos estes verbos com outros verbos regulares da 3.ª conjugação que tenham a vogal [u] no radical, como curtir ou iludir, verificamos que esta se mantém em todas as formas de todos os tempos verbais. A título de exemplo, veja-se o presente do indicativo destes verbos [o * identifica as formas incorrectas]: curtir curto curtes (*cortes) curte (*corte) curtimos curtis curtem (*cortem) iludir iludo iludes (*ilodes) ilude (*ilode) iludimos iludis iludem (*ilodem)

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa