DÚVIDAS

«Fazer uma pirueta» vs. «dar uma pirueta»

Estou com dúvidas quanto ao modo de introduzir a palavra pirueta numa frase. «Damos uma pirueta», ou «fazemos uma pirueta»? À semelhança de uma cambalhota ou de um salto mortal, por exemplo, «daria» uma pirueta; mas, por outro lado, trata-se de uma figura que se apresenta, daí que também me parece aceitável dizer que se «faz» uma pirueta. Qual é a correcta?

Muito obrigado.

Resposta

Ao substantivo pirueta podem associar-se quer o verbo fazer quer o verbo dar.

No Corpus do Português, de Mark Davies e Michael Ferreira, e na Linguateca, encontram-se exemplos dos dois usos, muito embora o verbo fazer seja mais frequente. O emprego de dar, se bem que minoritário, é correto e encontra-se noutras expressões relativas a movimento: «dar uma cambalhota/salto/pulo». Perante estes exemplos, não se afigura ilegítima a expressão «dar uma pirueta». E mesmo que se queira definir pirueta como «figura de movimento que se apresenta ou se exibe», basta lembrar que também se usa o verbo dar com exibição – «dar uma exbição» –, mesmo que com menor frequência em comparação com «fazer uma exibição» (cf. fontes referidas).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa