DÚVIDAS

Fantasma, fantasmagórico

Mais uma vez olá e muito obrigada por aquilo que fazem. Muito não poderia fazer sem o vosso saber. Desta vez preciso de saber se a raiz etimológica das palavras “fantasma” (phantásma, grego) e “fantasmagoria” (francês) têm a mesma origem. O meu interesse diz respeito a uma conceptualização baseada na existência ou de imagem concreta (“fantasma” refere-se a algo sem forma, e “fantasmagoria” será o mesmo?) Muito obrigada.

Resposta

Fantasma tem origem no grego ‘phántasma,atos’, «aparição, sonho, imagem oferecida ao espírito por um objeto», através do latim ‘phantāsma,ātis’, «ser imaginário, ficção, visão, aparência, espectro» (Dicionário Houaiss). Fantasmagoria é uma palavra criada no francês (“fantasmagorie”) a partir de radicais gregos: ‘fantas-’ + ‘-agoria’ (cf. alegoria), do verbo grego ‘agoreúō’, «falar numa assembléia, falar em público, discorrer oralmente em público» + ‘-ia’. Fantasmagoria pode ser sinónimo de fantasma, mas o seu significado talvez mais característico é «arte de fazer surgir, de fazer ver imagens luminosas ('fantasmas'), numa sala às escuras, por efeito de ilusões de óptica».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa