Expressões latinas e diversos
Apesar de ter encontrado o Ciberdúvidas há uns dias apenas, já me possibilitaram resolver alguns problemas. Em seguida descrevo algumas dúvidas que entretanto não esclareci com a pesquisa.
No dicionário ‘on-line’ da Porto Editora encontro que "estrito" deriva de "strictu". No entanto encontrei nalguns trabalhos "sensu stricto". Não deveríamos usar "sensu strictu"? Na pesquisa à vossa página encontrei "stricto sensu". Não seria também "in vitru" em vez de "in vitro", já que "vidro" deriva de "vitru".
Na frase abaixo apresentada o hífen será necessário? O termo "subóptimo" estará correcto? Deveríamos usar a expressão "entre os 37 ºC e os 55 ºC" (segundo o que parecem ser as indicações do Sistema Internacional: http://physics.nist.gov/Pubs/SP811/sec07.html#7.7) ou está bem a forma simplificada (visto não haver dificuldades em compreender que o primeiro valor é também uma temperatura)?
"A Taq ADN-polimerase inicia a extensão, embora com rendimento subóptimo, a partir do momento em que os "primers" se ligam ao ADN "template", a temperaturas entre os 37 e 55 ºC."
A enzima neste caso diz-se polimerizadora ou polimerizante (ou qualquer uma)?
Se, por exemplo, iguanídeo diz respeito à família Iguanidae, poderemos falar de "gekkonídeos" e escincídeos" quando nos referimos aos elementos das famílias Gekkonidae e Scincidae, respectivamente?
Quando nos referimos à década de 70, por exemplo, agora que estamos num novo século, parece surgir a necessidade de assinalar que aqueles anos faziam parte de 1900. Ficaria então "os anos 1970", "a década de (19)70" ou "a década de 70" simplesmente será por enquanto suficiente?
Quando num parágrafo, com várias frases, juntamos ideias dos mesmos autores, devemos introduzir a referência bibliográfica no final de cada frase ("sobrecarregando" talvez o texto, especialmente se forem muitos autores) ou estará bem apenas uma referência na última frase?
Por último, li as vossas respostas acerca do símbolo de percentagem mas ainda não me dei por satisfeito. Os trabalhos científicos que consultei trazem todos o símbolo junto ao número (por ex. 11%), mas alguns também mostram outros erros como "68ºC", "10s" ou "3μl" (o que a meu ver seriam as formas correctas, enfim, não compreendo). Não sei se reflectirá bem as determinações do SI mas na página http://physics.nist.gov/Pubs/SP811/sec07.html#7.10.2, encontro que o símbolo % deveria ser colocado a um espaço de intervalo do número. Que acham (mais uma vez.)?
Embora estas não sejam dúvidas de grande complexidade e o seu esclarecimento não envolva grandes discussões ou controvérsias, seria importante vê-las resolvidas (como sei que o farão a seu tempo) por causa do relatório de estágio que estou a acabar.
Muito obrigado.
