Espoletar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Espoletar

Li tudo quanto sobre 'despoletar' escreveram. No entanto, ficou-me a seguinte dúvida: se incorrecto é dizer «X despoletou uma crise», possível e correcto será escrever «X espoletou uma crise»? Em que obras poderei encontrar consignada esta realização de 'espoletar'?

Hugo Bom Portugal 5K

O verbo espoletar foi formado com base no substantivo espoleta, que significa: dispositivo que produz a detonação das cargas explosivas.
Espoletar é colocar a espoleta numa granada ou numa outra carga explosiva. A espoleta das granadas de artilharia tem a forma dos cartuchos das espingardas de caça.

O acto de colocar a espoleta numa granada ou noutra carga explosiva é uma fase preparatória, porque, se o rebentamento fosse imediato, não haveria segurança para os que colocam as espoletas e lidam com as granadas.
Nunca usei a expressão “espoletar uma crise” porque nunca a julguei adequada, tanto mais que efectuei o serviço militar na arma de Artilharia. Nunca me pareceu uma boa imagem porque sei bem a diferença que existe entre colocar uma espoleta numa granada e provocar o rebentamento desta última.

Vou dar o exemplo com as granadas da artilharia de campanha.
As peças de artilharia imprimem um movimento rotativo às granadas para que elas tenham um percurso com grande regularidade. É esse movimento rotativo que arma a espoleta, a qual irá provocar a explosão da granada apenas quando esta estiver perto do solo ou depois de embater no solo.

Há, portanto, várias fases:

1 – Colocar a espoleta.
2 – Disparar a granada com a espoleta.
3 – Armar a espoleta no percurso.
4 – Activar a espoleta para facilitar a explosão, com as ondas de choque ou com o embate no solo. 
 
A. Tavares Louro