DÚVIDAS

Disponível, disponibilidade, disponibilizar

Ora aqui estão três vocábulos muito utilizados no dia-a-dia da mais comum das pessoas, mas que os dicionários, com a excepção para disponível, "teimam" em não conhecer ou reconhecer. Isto pressupõe não incluírem o léxico nacional e portanto não ser "lícita" a sua utilização, pelo menos em discursos institucionais.
Sendo assim, e depois de diversas tentativas goradas, ora porque nunca se encontra quem pode esclarecer ora porque é difícil saber quem o pode fazer, ouso pedir.

Resposta

Disponível e disponibilidade são palavras já dicionarizadas. O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (7.ª edição) refere-as com os significados que habitualmente lhes são atribuídos. Quanto a disponibilizar, embora não exista nos dicionários, é uma derivação legítima de disponível, que pode perfeitamente ser usada em discursos oficiais. Se todas as palavras dos discursos institucionais fossem tão legítimas, neles não encontraríamos os pretensiosos «em ordem a» e «plafonamentos», que abastardam a Língua e confundem os seus falantes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa