Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Contrarrazões

Com o acordo ortográfico, como devo escrever: "contra-razões", ou "contrarrazões"?

Jaime de Souza Jr. Advogado Novo Hamburgo, Brasil 3K

Ao contrário do que se passava anteriormente, em que, «com o prefixo de origem latina contra, o segundo elemento levava sempre hífen se for palavra começada por vogal, h, r ou s», no novo acordo ortográfico, «(...) Restam só alguns casos nos quais o hífen se utiliza nas palavras prefixadas: quando a palavra-base começa com h- (anti-herói) e quando a última letra do prefixo é igual à primeira letra da palavra seguinte (contra-ataque) excepto quando o prefixo é co- (cooperação).» [in Vocabulário (as palavras que mudam com o Acordo Ortográfico), edição do ILTEC]

Assim, deve escrever contrarrazões, tratando-se de termo jurídico (mais usado no plural), com o significado de «razão que impugna as que foram oferecidas pela outra parte» [in Dicionário Eletrônico Houaiss].

Carlos Marinheiro
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo