O Dicionário Houaiss regista o termo cibernauta e a sua formação.
Cibernauta significa utilizador de um espaço virtual ou de uma rede internacional de telemática. Trata-se de um palavra composta de ciber(nético) + -nauta.
Ciber é um elemento de composição proveniente do inglês “cybernetics” (1948) < gr. “kubernétés”, “piloto, dirigente” (ver govern-), que ocorre em palavras importadas do inglês bem como em neologismos formados no português, como cibercafé, ciberespacial, ciberespaço, cibernauta, ciberpirata ou... Ciberdúvidas.
O termo cibernética tem origem grega 'kubernétikê' (sc. 'tekhnê'), «arte de pilotar, arte de governar» e, na acepção actual, foi introduzido no inglês em 1948 pelo matemático norte-americano Norbert Wiener (1894-1964) e depois aceite pelas outras línguas.
O elemento -nauta provém também do grego 'naútés, ou' (marinheiro, marujo), através do latim 'nauta, ae' (ver “nau”-), port. nauta, em compostos como aeronauta, argonauta, astronauta, cosmonauta, lunauta, protonauta.
Sobre este mesmo tema, cf. Ciber.
N. E. (20/04/2020) – Acrescente-se o termo cibersegurança, «estado de proteção contra ciberataques ou qualquer atividade criminosa feita através de redes informáticas» e «profissional de empresa ou instituição, especializado em tecnologias de informação e proteção de sistemas informáticos, que tem por principal missão prevenir, detetar e anular ciberataques ou qualquer atividade criminosa feita por via informática» (Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa). Observe-se que a palavra se escreve com um só s – cibersegurança – , como acontece com qualquer s siga uma consoante: manso, falso, persa. Não tem, portanto, sentido escrever "ciberssegurança", que é incorreto, porque os dois ss só ocorrem entre vogais no interior das palavras (cf. pessoa, tossir, isso).