DÚVIDAS

«Com a cabeça» = complemento oblíquo (preposicionado)

Na frase «Bati com a cabeça», qual a função sintática de «com a cabeça»? Complemento direto preposicionado?

Resposta

O verbo bater pode ser transitivo1 ou intransitivo2

a) forma transitiva:

    (i) «O Manuel bateu o bolo/os ovos.» (O Manuel bate-o/os.) 

 

b) forma intransitiva:

    (ii) «O Manuel bateu à irmã».

 

    (iii) «O Manuel bateu com a cabeça.» 

Na frase «Bati com a cabeça», o verbo bater é transitivo indireto, pois o seu significado é complementado por um sintagma preposicional (regido pela preposição com) com a relação de complemento oblíquo.

1 Denominado verbo transitivo direto na terminologia tradicional, o verbo transitivo designa o «que seleciona o argumento interno de relação gramatical de objeto/complemento direto [(i)]» (Mira Mateus et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, p. 298).

2 Os chamados verbos transitivos indiretos da gramática tradicional podem selecionar dois tipos de argumentos: «um argumento externo e um argumento interno com a relação gramatical de objeto/complemento  indireto [(ii)]» e, também, «um argumento externo e um argumento interno preposicional ou adverbial com uma relação gramatical oblíqua [(iii)]. Exemplo: O helicóptero chocou com a torre de controlo» (idem, p. 299).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa