Cicloexano, desalogenação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Cicloexano, desalogenação

Mesmo sendo químico, valorizo muito o português escrito e falado, por isto preciso tirar a seguinte dúvida:

Quando se compõe palavras cujo h fica dentro da palavra composta, ele deve ser mantido ou eliminado?

Por exemplo: tem o termo químico hexano e também o prefixo ciclo. A palavra "cicloexano" deve ser escrita sem h ("cicloexano") ou com h ("ciclohexano")?

Por exemplo: tem o termo químico halogênio. Quando se retira um halogênio de um produto orgânico, dizemos que ocorreu uma "desalogenação" ou uma "deshalogenação", ou "dealogenação" ou uma "dehalogenação"?

Qual é a regra culta?

Para palavras não da química, a regra culta é clara: o h desaparece.

Por exemplo: honradesonra; honestodesonesto.

Mas não sei se é aplicável para termos químicos. Certo de seus comentários, agradeço antecipadamente.

Rui Xavier Químico Lauro de Freitas, Brasil 6K

Sobre a utilzação do h no interior da palavra, o Formulário Ortográfico de 1943, oficial no Brasil, diz o seguinte:

«No interior do vocábulo, só se emprega em dois casos: quando faz parte do ch, do lh e do nh, que representam fonemas palatais, e nos compostos em que o segundo elemento, com h inicial etimológico, se une ao primeiro por meio de hífen: anti-higiênico, contra-haste, pré-história, sobre-humano, etc.
Observação – Nos compostos sem hífen, elimina-se o h do segundo elemento: anarmônico, biebdomadário, coonestar, desarmonia, exausto, inabilitar, lobisomem, reaver, etc.»

Assim, e tendo em conta que se trata de dois sufixos que permitem a não utilização do hífen, deverá suprimir o h das palavras que apresenta quando lhes junta os sufixos des- e ciclo-. Refira-se, aliás, que o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa regista a entrada cicloexano.

Nuno Carvalho
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação