"Calão compulsivo" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"Calão compulsivo"

Em entrevista concedida ao Fernando Tordo, no CNL, Herman José referiu-se ao uso compulsivo e repetitivo do calão, utilizando uma designação específica. Acrescentou ainda o carácter crescente, em termos de falta de elegância e educação, dos termos que vão sendo sucessivamente proferidos.

Existe mesmo esta palavra? Não me pareceu que ele estivesse a inventar ou a fazer humor.

Obrigada.

Madalena Santos Portugal 1K

Que palavra? O substantivo calão? O adjectivo compulsivo? Ou a expressão "calão compulsivo"? Como se pode ver nos dicionários de português da secção Ligações (1.ª página do Ciberdúvidas), estas palavras existem. E também a expressão "calão compulsivo", desde que alguém a empregue.

Tal expressão, contudo, presta-se pelo menos a duas interpretações: calão significa (entre outras coisas) «linguagem especial usada por certos grupos» e «homem calaceiro» (Porto Editora). Assim, no contexto apresentado pela nossa correspondente, "calão compulsivo" é a tendência para se empregar termos do calão (ou gíria). Mas, noutro contexto, "calão compulsivo" é o indivíduo compelido a ser mandrião.

João Carreira Bom