Muito obrigado.
Ao esclarecimento que foi dado hoje (2/2/01), em relação ao significado da palavras "bumbo", inserta num livro de Pepetela, gostaria de acrescentar o seguinte: na gíria luandense dos anos 60/70 os negros eram referidos, especialmente pela camada jovem da população branca, como "bumbos". Era um hábito de linguagem não pejorativo. "Manbumbo", por exemplo, quer dizer irmão negro.
Os negros, por sua vez, referiam-se aos brancos como "pulas", "polacos", etc. Ainda hoje, em conversa com amigos negros de Angola, quando nos referimos a ambas as raças usamos os mesmos termos.
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações