A palavra parafernália e os blogues - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A palavra parafernália e os blogues

A palavra “panafernália” faz parte da língua portuguesa?
É normal os "blogs" utilizarem essa palavra. Encontrei vários textos após pesquisa na Internet, nos dicionários não. Penso que parafernália será a designação correcta!
Antecipadamente grato pelo esclarecimento.

Eduardo Diz Portugal 3K

Tem toda a razão: parafernália [do latim medieval 'paraphernalia' (plural neutro de 'paraphernalis') = 'paraphernalia bona', «bens parafernais» < lat.'parapherna, orum', «enxoval que a noiva leva além do dote»]. Na acepção moderna: «conjunto de objectos de uso pessoal; equipamento variado, necessário ao funcionamento de alguma coisa ou uma actividade profissional; grande variedade de coisas; tralha». É palavra registada em qualquer dicionário (Porto Editora, Academia das Ciências de Lisboa e Houaiss, por exemplo).
Quanto ao erro (ou gralha?) "panafernália", tirando o caso do Ciberdúvidas e demais sítios especificamente dedicados à língua portuguesa, como saberá, a Internet está longe de constituir fonte de esclarecimento na matéria. A Internet e, em particular, a maioria desses blogues...

José Mário Costa