DÚVIDAS

Averigua, de novo

"Averigua, no Brasil e em Portugal, é palavra oxítona (ou aguda): a tónica / tônica está na última sílaba (-gua).""Nota: põe-se acento agudo no u tónico / tônico antecedido de g ou q e seguido de e ou i, como, por exemplo, em averigúe e obliqúe."

Fiquei surpreso pela resposta dada. Sempre entendi que "averigua" teria 5 sílabas: a-ve-ri-gu-a. Quando aprendi os ditongos (já lá vão uns anitos...) foi-me ensinado que "ua" não o era, bem como "ia", "uo", e outros. Deste modo, como será possível que "averigua" seja oxítona?! Como, se a sílaba tónica será "gu" (a penúltima), e não "gua" - que não é uma sílaba, mas duas?

Paulo Meireles

Portugal

Antes de mais, quero felicitá-los pelo vosso excelente trabalho e a ajuda que o vosso "site" dá a milhões de falantes do Português.

Nas vossas respostas de ontem, J.C.B afirmava que "averigua" era uma palavra oxítona. Fiquei com uma série de dúvidas, pois, segundo o que me ensinaram, "-gua"/"-gu-a", neste caso, seria hiato e não ditongo. Neste caso, a última sílaba tónica seria o "-gu-", o que tornaria a palavra paroxítona, ou seja grave. Para efeitos de translineação: "-gu-a".

Penso que oxítona será "desaguar" (infinito), mas não o caso atrás referido, terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo averiguar.

Gostaria que tivessem a amabilidade de me esclarecer.

Resposta

Vamos às definições, para nos entendermos melhor:

Ditongo: Reunião de vogal e semivogal que se pronunciam numa só emissão de voz.

Os ditongos que têm a semivogal depois da vogal chamam-se decrescentes (ex.: au ¦áu¦); são todos estáveis; a norma não permite que sejam divididos na translineação.

Ua ¦u⦠tem a semivogal antes da vogal e designa-se por ditongo oral crescente.

No caso de água, por exemplo, com o ditongo ua, a palavra tem duas sílabas (fonte: Gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra). Dizemos então que água (por força de a norma obrigar a que sejam acentuadas na tónica as palavras terminadas nas sequências postónicas como ua) é uma proparoxítona aparente (mas em rigor uma paroxítona).

O mesmo raciocínio se pode aplicar a averigua, terminada no mesmo ditongo, mas agora com a tónica no próprio ditongo (a mesma fonte dá como exemplo de trissílabo enxaguou: en-xa-guou). Acresce que ua, em averigua, tem estabilidade equivalente à de um ditongo decrescente ¦úâ¦.

Concluindo, averigua é uma palavra oxítona no critério da gramática citada.

Também é esta a minha opinião, confirmando o parecer de J.C.B.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa