DÚVIDAS

As orações pequenas na análise sintáctica

Gostaria que fizessem a sintaxe da seguinte frase: «De dia, sentado num tapete, descansando as mãos nos meus joelhos de seda amarela, eu imaginava o mundo.»
Dizem-me que «sentado» e «descansando» são predicados das orações e que esta é uma frase complexa com três orações. Está correcta esta análise? Em que circunstâncias é o gerúndio e o particípio passado predicado numa frase?

Resposta

Sim, está correcta. O particípio e o gerúndio formam frase – considerada pequena, ou reduzida, por não ter no verbo as marcas de flexão, ou ainda nominal, por ter como núcleo verbal um verbo numa forma nominal – sempre que não integram uma perífrase, ou expressão, verbal, como é o caso da frase em apreço.
A análise da frase poderá ser a seguinte (seguindo a nova terminologia):
Sujeito: «eu»
Predicado: «imaginava o mundo»
Modificador preposicional: «De dia» (ex-complemento circunstancial de tempo)
Modificador frásico 1: «sentado num tapete»
Modificador preposicional (da frase reduzida participial): «num tapete»
Modificador frásico 2: «descansando as mãos nos meus joelhos de seda amarela»
Complemento directo (da frase reduzida gerundiva): «as mãos»
Modificador preposicional ligado ao verbo: «nos meus joelhos de seda amarela»
Modificador preposicional ligado ao nome joelhos: «de seda amarela»
Modificador adjectival de seda: «amarela».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa