DÚVIDAS

«Apetecia-lhe ir ao baile» (II)

Parece-me que houve um engano na resposta à consulta de Irene Maria, em 15/3/2012. O verbo apetecer tem, entre outros significados, o de «agradar», que se ajusta muito bem à frase apresentada.

Dessa forma, a oração «ir ao baile» não poderá ter outra função sintática que a de sujeito da oração principal, representada esta justamente pelo verbo «apetecia» acompanhado pelo pronome lhe, que exerce a função de complemento indireto.

É claro também que é muito discutível o recurso usado de substituir apetecer por «querer», no caso em apreço, pois análise sintática não se faz por substituição, mas deve-se fazer tendo em conta o que realmente se apresenta na frase.

Creio que o assunto merece outro exame.

Resposta

Apesar de não me parecer que o verbo apetecer aqui tenha necessariamente o significado de «agradar», esse facto não impede de reconhecer que o consulente terá razão, uma vez que o segmento «ir ao baile» respeita as regras de aplicação de teste enunciadas na Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus e outros (páginas 283 e 284), segundo as quais o sujeito «pode ser substituído por uma forma tónica neutra do pronome demonstrativo em posição pré-verbal, se for de natureza frásica».

Assim, teríamos:

«Apetecia-lhe ir ao baile.» = «Apetecia-lhe isso.» = «Isso apetecia-lhe.»

Sujeito: «ir ao baile» (= «isso»)

Predicado: «apetecia-lhe».

Objeto indireto (ou complemento indireto): «lhe».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa