«Lúcia é a maior responsável...» é forma correcta, mas aceita-se «Lúcia é o maior responsável...» em certos contextos. Numa frase em que ocorra o verbo ser (ou outro verbo copulativo), o predicativo do sujeito, se for realizado por um adjectivo ou um substantivo que tenha contraste de género,1 concorda em número e género com o sujeito: «A Lúcia é bonita [adjectivo].» «A Lúcia é professora [substantivo]».2 Ora, se «Lúcia» é um substantivo próprio do género feminino, também responsável terá de se encontrar no mesmo género. A concordância não é visível na morfologia de responsável; porém, este vocábulo comporta-se como nome comum dos dois géneros: «o/a responsável». Assim, a atribuição de género pode manifestar-se pelas marcas das palavras que determinem (por exemplo, artigos) ou modifiquem (adjectivos) responsável: «a [artigo, feminino] responsável directa [adjectivo, feminino] do desastre».
No entanto, pode objectar-se que «A Lúcia é o professor» é uma sequência correcta e que, por conseguinte, «Lúcia é o responsável...» também o é. Estas frases estarão correctas, desde que se admita haver restrições de ocorrência: só me parecem possíveis em pares pergunta-resposta como os exemplificados a seguir:
(1) P: Quem é o professor aqui?
R: A Lúcia/O professor é a Lúcia/A Lúcia é que é o professor.
(2) P: Quem é o responsável aqui?
R: A Lúcia/O responsável é a Lúcia/A Lúcia é que é o responsável.
Observo, porém, que as respostas de (1) e (2) são ambas formadas pela equivalência entre duas entidades cuja existência se pressupõe: por um lado, «Lúcia» e, por outro, «o professor» ou o «responsável». De assinalar igualmente que, no plano discursivo, tais respostas são constituídas por frases identificacionais que introduzem nova informação («a Lúcia») igualando-a a uma entidade já referida numa instância discursiva anterior, as perguntas («Quem é o professor/o responsável?»).
1 Se o substantivo for sobrecomum, naturalmente que não há condições para a concordância: «O João é uma criança engraçada.» «A Lúcia é o cônjuge mais prejudicado por este divórcio.»