«Ao nível de»/«a nível de» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Ao nível de»/«a nível de»

Estive a ver a resposta relativamente ao termo a nível/ao nível e não concordo, ou melhor, a dúvida subsiste. Uma vez que a palavra nível – entendo-o dessa forma – é utilizada como comparação (utilizada como medida), a pergunta é (neste pressuposto): ao nível de...; a nível de...?

Rui Silva Portugal 8K

Nunca vi regras estabelecidas a respeito deste assunto. Julgo, mesmo, que não há. Temos, pois, de nos regular pelo uso geral. E não por qualquer uso particular que se nos depare.

Segundo o uso geral, verifica-se o seguinte:

a) Quando o substantivo nível está acompanhado dum adjectivo qualificativo ou determinativo, costuma-se empregar a preposição a: a nível interno, a alto nível, a nível mundial, a este nível, a todos os níveis.

b) Também se emprega a preposição a, quando o substantivo está seguido da preposição de: a nível de funcionários públicos...

c) Emprega-se ao nível, em que nível está precedido do artigo definido, quando se pretende definir, isto é, demarcar com precisão determinado ser: ao nível dos funcionários públicos...

Daqui se conclui que se deve dizer a nível mundial e não em nível mundial.

Se alguma dúvida permanecer, estamos ao dispor.

José Neves Henriques