A relação existente entre ambos os conceitos que apresenta é a de que a ambiguidade é uma figura de linguagem (ou de estilo), facto que facilmente se comprova consultando o livro Elementos de Retórica Literária, de Heirich Lausberg (trad. port. de R. M. Rosado Fernandes, Fundação Calouste Gulbenkian).
Segundo este, ambiguidade é a dupla possibilidade de interpretação de um enunciado. É, pois, uma figura que age sobre a semântica, apesar de, muitas vezes, ser proporcionada pela sintaxe.
Exemplo 1: «O João ficou com a Maria na sua casa». (Não se sabe na casa de quem é que o João ficou com a Maria; se na sua própria, se na dela)
Exemplo 2: «Os alunos da faculdade de Linguística foram chamados ao gabinete do professor». (Pode tratar-se dos alunos de Linguística de uma faculdade em causa ou dos alunos de uma hipotética faculdade de Linguistica)