DÚVIDAS

Ainda os prefixos anti- e contra-

Há, aqui no Brasil, quem defenda que o prefixo anti- somente deve ser usado com adjetivos e o prefixo contra nos demais casos. Assim, anticomunista, antissemita, antissocial, anti-inflamatório, etc. Por outro lado: contrafurto, contraespionagem, contra-ataque, etc.

À luz do uso correto da língua portuguesa, isso procede?

Agradecido pela resposta.

Resposta

Não se pode fazer essa generalização quando ocorrem exemplos como anti-semitismo1 e antimatéria, por um lado, e contracultural ou contraproducente, por outro (cf. Dicionário Houaiss). Há até formas prefixadas com anti- que podem ser usadas quer como substantivos quer como adjectivos: antigripal e anti-inflamatório (este também usado como substantivo no português europeu). Assinale-se, contudo, que muitas das palavras que incluem o prefixo anti- são de facto adjectivos, mesmo que a base seja um substantivo (ver Margarita Correia e Lúcia San Payo de Lemos, Inovação Lexical em Português, Lisboa, Edições Colibri, 2005, pág. 31).

1 Antissemitismo, de harmonia com o Acordo Ortográfico de 1990.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa