Ainda os naturais da Bósnia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ainda os naturais da Bósnia

Gostaria de saber a justificação para (um)a língua e naturais da Bósnia e Hertsegovina serem bósnios e não bosníacos, quando da Macedónia seriam macedónicos e não macedónios?

Igualmente, a designação da citada primeira língua surgiu durante a ocupação austro-húngara (1878-1918) e voltou assim a ser chamada após 1991 (desintegração da Jugoslávia). Até essa data, a língua sérvio-croata era entendida e falada, apesar das suas diferenças (ortográficas e lexicais), pelos membros das nacionalidades (muçulmanos, sérvios, croatas e jugoslavos) que viviam nessa república e nas outras 5 repúblicas (a Sérvia tinha ainda 2 regiões autónomas) da federação jugoslava.

Na década de noventa do século passado, surgiram o sérvio, o croata, o bósnio/bosníaco e, a partir de 2006 (independência do Montenegro), o montenegrino.

Em relação às duas outras línguas eslavas do Estado jugoslavo (1918-91), o macedónico/macedónio só foi reconhecido língua nacional após 1945 e o esloveno logo a partir de 1918.

Perante estes factos, talvez se possa perguntar pela razão para a inexistência de idiomas como o brasileiro, angolano, moçambicano e outros...

Agradeço a vossa explicação e faço votos pela continuação do vosso trabalho em prol da língua portuguesa.

Um «ciberdúvidas» (habitual).

Jorge Santos Carvalho Reformado Abrantes, Portugal 3K

Rebelo Gonçalves, no seu inestimável Vocabulário da Língua Portuguesa, regista apenas bosniano. Quanto a macedónico, escreve que «é a forma correcta de designar a antiga língua da Macedónia; diga-se o macedónico e não macedónio.» Por outro lado, explica que macedónio, «como s. m., designa o indivíduo natural ou habitante da Macedónia». Na Jugoslávia havia diversas línguas, ao passo que em Portugal, Brasil, Angola, etc. existem variedades da língua portuguesa.

F. V. Peixoto da Fonseca
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo