DÚVIDAS

Ainda desseleccionar

Nas respostas, encontrei em Ciberdúvidas uma resposta que de certa forma está desprovida de contexto (talvez a pergunta também não tivesse ajudado).

Em informática, encontramos muitas vezes uma lista de “check boxes” ou “radio buttons” em que temos de seleccionar uma ou várias opções. Assim, desseleccionar seria, neste contexto, retirar a marca que surgiu quando inicialmente seleccionámos. Usar "Não seleccionar", como está sugerido na resposta, não "fica bem". Eu penso que o uso de “desseleccionar” é válido neste contexto, além de perfeitamente lógico.

Será mais uma palavra que se cria e que tem bastante aceitação (basta ver no Google o uso que essa palavra já tem), pelo que não vejo problemas em incluí-la no nosso vocabulário.

Antes isso que usar o “unselect”.

Resposta

Esta palavra não está registada nos dicionários porque ainda não se tornou corrente na língua portuguesa. O uso determinará a sua inclusão caso se torne útil e funcional.

Neste caso, o prefixo des terá leitura independente de seleccionar. Não será problema visto que há casos semelhantes na língua portuguesa como dessalgar, dessaibrar, dessangrar, dessensibilizar, etc. Nestas ocorrências, o s tem leituras distintas, pois pertence a sílabas diferentes.

Além disso, estas formas ortográficas estão de acordo com as regras da translineação que determinam a separação do s dobrado.

Em vez do verbo desseleccionar poder-se-ia talvez usar, neste contexto, desmarcar, que nos parece prático e expressivo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa