A palavra logomarca aparece registada em vários dicionários da língua portuguesa, logo, é uma palavra pertencente à língua portuguesa, que, apesar da variação, é a mesma em Portugal e no Brasil. Por ser uma palavra recente, não encontrámos a sua origem em dicionários menos recentes, e os dicionários etimológicos mais recentes indicam apenas que é um composto formado com «logo + marca».
Se se tratasse de um regionalismo brasileiro, encontraríamos essa indicação, o que não foi o caso. Conclui-se, desta forma, que logomarca é também uma palavra do português europeu, e não um regionalismo brasileiro.
Pode-se, no entanto, afirmar que a palavra logótipo é mais usada, mas isso não significa que seja uma palavra genuinamente portuguesa; por acaso até vem do francês, logotype, e apenas existe há mais tempo que logomarca. Regist{#|r}amos abaixo as entradas para -log(o)-, logótipo e logomarca de alguns dicionários.
Dicionário Etimológico Nova Fronteira:
«-log(o)-, elem. comp., derivado do gr. logos 'palavra, estudo, tratado', que se documenta em compostos formados no próprio grego, como astrologia (gr. astrología) e astrológico (gr. astrologikós), (...), e em vários outros voc.s introduzidos na linguagem científica internacional, a partir do séc. XIX - logoGRAF-ia| -phia 1858|| logo-GRÁF-ICO|-phico 1873|| (..) logoTECNIA| -chnia 1858|| logoTIPOXX.»
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
«Logomarca; n substantivo feminino Rubrica: publicidade. 1 conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático) Obs.: cf. logotipo 2 Derivação: por extensão de sentido, representação visual de qualquer marca.»
«Logotipo; n substantivo masculino 1 Rubrica: artes gráficas, grupo de letras reunidas numa só peça, empr. em tipografia, com o objetivo de acelerar o trabalho de composição manual [Este recurso tipográfico foi inventado no sXVIII em substituição aos caracteres móveis individuais e, posteriormente, aplicou-se de preferência à composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, de traçado característico facilmente reconhecível.] 2 Derivação: por extensão de sentido, Rubrica: publicidade. Símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc., e que consiste ger. na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar Obs.: cf. logomarca; f. geral pref. e menos us.: logótipo (1958).»
«Logo2 elemento de composição antepositivo, do gr. lógos,ou 'linguagem, proposição, definição; noção, razão etc.' - ver –logo; ocorre em voc. já formados no próprio gr. cl., como logaédico (logaoidikós), lógica (logikê) e logógrafo (logográphos), já em outros, do Renascimento para cá, entre os quais logafasia, logagnosia, logaritmo, logastenia, lógico, logodiarréia, logofania, logograma, logogrifo, logolatria, logomania, logomaquia, logopatia, logossilabário, logossílabo, logotecnia, logotipo.»
Novo Aurélio séc. XXI:
«Logomarca [de log(o) + marca.] S. f. Prop. 1. Marca que reúne graficamente letras do nome da empresa e elementos formais puros, abstratos. [Cf. Símbolo-marca. 2. Qualquer representação gráfica padronizada e distintiva utilizada como marca; representação visual de uma marca [Sin. Ger.: logotipo][...].»
«Logotipo (logo + tipo), [Do fr. logotype]. S. m. 1. Tip. Grupo de letras fundidas em um só tipo, formando sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação 2. p. ext. Marca constituída por um grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma instituição, empresa, etc. 3. Prop. Logomarca [melhor seria logótipo].»