DÚVIDAS

Ainda a georreferenciação

Trabalhei uns tempos numa empresa de “software” geográfico. Uma das coisas com que lidávamos era a geo-referenciação de locais, ou pelo menos assim lhe chamávamos. Às tantas, teimei com um dos meus patrões porque achava que a forma correcta de escrever aquela palavra seria ou 'geo-referenciação' ou 'georreferenciação', mas o que ele me disse foi que tinha de ser 'georeferenciação' porque era assim que uma instituição profissional que já não me recordo qual era tinha oficializado o nome.

Em primeiro lugar: qual é a forma correcta? Eu vou preferindo aquela com hífen, mas não tenho a certeza.

Em segundo lugar: é admissível que uma ordem profissional, ou um colégio informático (não sei qual é o caso) "oficialize" um erro? É que querem-nos obrigar a ler "georeferir" com um "r" de "carro", mas para isso são mesmo necessários os dois!

Muito obrigado.

Resposta

Geo-, elemento de formação de palavras que exprime a ideia de terra, nunca se hifeniza. Nem quando o segundo elemento começa por h, situação em que cai (ex.: geoidrografia), nem quando principia por s, situação em que é dobrado (ex.: geossíncrono), nem quando tem o r por inicial, como é o caso presente, e que obriga igualmente a que seja dobrado: georreferenciação.

No que toca a regras ortográficas, e com o devido respeito, há pareceres mais abalizados que os de especialistas em informática...

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa