DÚVIDAS

Adjunto adverbial e objecto indirecto

Como diferenciar um Adjunto Adverbial de um Objeto Indireto (OI). Por que se diz que em "especializar-se em Informática" o *em informática* é Adj. Adv. de assunto e não OI?

Resposta

O adjunto adverbial é um advérbio ou um elemento com valor de advérbio, como por exemplo uma locução adverbial ou uma oração adverbial de tempo, de causa, etc.

O objecto indirecto é o mesmo que complemento indirecto, isto é, aquele que indica o «ser» a que se transmite indirectamente a acção praticada pelo sujeito, como por exemplo na seguinte frase:

A Joana deu o bolo ao irmão.

A acção praticada pela Joana transmite-se directamente (logo a seguir) ao bolo e indirectamente ao irmão.

Vejamos, então, a frase:

Especializar-se em informática.

O elemento em informática não se deve classificar de adjunto adverbial, porque não equivale a um advérbio, não tem valor de advérbio, porque não modifica a significação de especializar-se. Determina, sim, o assunto em que a pessoa se especializa. Sendo assim, pode-se classificar de complemento determinativo de assunto o elemento em informática.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa