DÚVIDAS

Adjectivo ou particípio?

Queria, em primeiro lugar, felicitar-vos por este utilíssimo "site", que consulto regularmente.

Quanto à distinção entre adjectivo e particípio, no entanto, a resposta à questão de Dalva Oliveira, de 20/06/99, ainda não esclareceu por completo as minhas dúvidas. Assim, no título de notícia "Adolescente ferido por caçador em Alcoentre", devemos considerar, quanto à sua classificação morfológica, a palavra "ferido" como um adjectivo ou como uma forma (particípio passado) do verbo "ferir"? E na frase "O adolescente ferido encontra-se em plena recuperação." a classificação será a mesma?

Resposta

Tem razão na dúvida que apresenta. Não parece fácil a resposta. Vou dizer o que me parece. Sejam, então, as frases:

  1. Adolescenteferido por caçador em Alcoentre.
  2. O adolescente ferido encontra-se em plena recuperação.

Na frase 1., ferido apresenta-se como particípio passado, uma vez que está bem claro o agente que o feriu (o caçador) e até o local onde foi ferido (Alcoentre).

Na frase 2., ferido está empregado como adjectivo, pelo menos parece. Repare-se, até, que podemos substituir, embora com sentido diferente, o elemento ferido por doente, o que não se dá com a frase (1). Mais ainda: a frase dois não tem agente. Pode-se tratar, até, duma doença com aspecto de ferida.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa