«Adaptar para...» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
«Adaptar para...»

Surgiu-me uma dúvida em relação à preposição do verbo adaptar.

Normalmente temos presente a preposição a regida por este verbo (ex.: «adaptou-se à nova realidade»), mas é também considerada gramatical a preposição para (ex.: «eu adaptei esta toalha para este fim»)? Qual a diferença?

Gostava de saber a vossa opinião. Obrigada.

Maria de Lurdes Gonçalves Pereira Tradutora Vila Nova de Milfontes, Portugal 42

Nos dicionários consultados e nas diversas publicações que abordam a questão da regência verbal, não está prevista a construção do verbo adaptar com a preposição paraEste é construído tipicamente com a preposição a

(1) «Adaptar (a obra) ao teatro»

(2) «Adaptar-se a alguém»

Não obstante, uma busca em corpora de referência do português encontra vários exemplos de regência da preposição para:

(3) «[…] Miguel Rovisco ao adaptar para teatro esta novela camiliana foi ao encontro […]»  (jornal Público in Corpus de referência do português contemporâneo)

(4) «Há uma velha definição romana de advogado ("vir bonus dicendi peritus") que eu gostaria de adaptar para a definição do crítico ideal […]» (Mário de Carvalho in Corpus do português)

Estes exemplos que ilustram outros presentes nos corpora consultados mostram uma tendência para a utilização da preposição para em contextos onde surgia apenas a preposição a. Nalguns casos, a opção pela preposição para acentua o valor de finalidade (bem presente na frase apresentada pela consulente), que com a preposição a se afigura mais neutro.

Não se trata, porém, como ficou dito, de uma possibilidade assinalada nos documentos de referência consultados, sendo, portanto, preferível o uso da preposição a:

(5) «Eu adaptei esta toalha a este fim.»

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo