DÚVIDAS

Achamento / descobrimento / descoberta, outra vez

«Parecem-me igualmente aceitáveis achamento e descobrimento - e também descoberta, apesar de alguns verem neste substantivo um galicismo. Há quem prefira achamento por ser termo utilizado na Carta de Pêro Vaz de Caminha. JCB. Cf. Diversidades

Aqui no Brasil essas palavras também estão sendo motivo de muito comentário e consulta às pessoas que através dos meios de comunicação procuram esclarecer como devemos usar o Português no nosso dia a dia.

É senso comum entre essas pessoas que os termos descobrimento e achamento são sinônimos/sinónimos e referem a coisa previamente conhecida. Já descoberta refere-se a coisa desconhecida anteriormente.

Portanto o Brasil já seria conhecido, bastava encontrá-lo, como uma gravata que tenho mas não sei onde a coloquei. No caso de descoberta seria o cientista descobrir algo que não conhecia ou imaginava encontrar.

Resposta

Vejamos o que nos diz o dicionário brasileiro Michaelis (que podemos consultar através da secção Ligações):

Achamento = ação ou efeito de achar; descobrimento.

Descobrimento = ação ou efeito de descobrir; descoberta.

Descoberta = ato ou efeito de descobrir; descobrimento. 2 Ato ou efeito de achar ou passar a conhecer algo cuja existência era desconhecida. A Alexander Fleming deve-se a descoberta da penicilina. 3 Coisa que se descobriu; invento.

O sentido que Wanderley Moutinho de Jesus indica para descoberta está registado no Michaelis, mas como significado secundário.

No Aurélio (edição de 1999), remete-se descobrimento para descoberta e achamento para achado, que neste dicionário tem oito acepções (entre as quais, a de invento). E o dicionário Porto Editora (ver secção Ligações) menciona:

Descoberta = coisa que se descobriu; invento; descobrimento.

Descobrimento = acto ou efeito de descobrir o que já existia, mas não era conhecido; descoberta.

Achamento = o m. q. achada; invenção; descobrimento; (direito) forma de constituição da propriedade de coisas móveis perdidas por parte de quem as encontrou.

Em Portugal, não costuma atribuir-se a Fleming o descobrimento ou o achamento, mas a descoberta da penicilina. Isso, todavia, não será suficiente para se considerar errado o emprego dos outros dois substantivos nesta acepção. É apenas menos comum. O mesmo direi acerca do achamento, descobrimento ou descoberta de territórios que já existiam, mas cuja existência os seus descobridores ignoravam. Veja-se no Aurélio o número de significados dos verbos a partir dos quais se formaram os três substantivos: achar = 14; e descobrir = 24.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa