A sintaxe de confessar («confessou perante o juiz») de optar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A sintaxe de confessar («confessou perante o juiz») de optar

Na oração: «Confessou perante o juiz», «perante o juiz» é objeto indireto?

Na oração: «Optei pelo menor», pode-se perguntar «optei pelo quê»? E na oração: «Optei pela maior», como deve ser feita a pergunta? Seria «optei pela qual?»

Anderson Diniz Professor Franco da Rocha, Brasil 3K

A expressão «perante o juiz» parece ter, a priori, a função de complemento indirecto, porque é possível substituí-la pelo pronome -lhe:

(1) «Confessou-lhe

Mas, na verdade, este pronome substitui um grupo preposicional introduzido pela preposição a:

(2) «Confessou ao juiz.»

É o que acontece, por exemplo, com o verbo falar. Pelo facto de este verbo permitir o uso de diferentes preposições, somos levados a pensar que numa frase como «falou com o advogado», a expressão «com o advogado» tem a função de complemento indirecto, porque parece poder ser pronominalizada em -lhe (falou-lhe).

Ora, o pronome -lhe substitui o grupo preposicional «ao advogado» e não «com o advogado».

Por conseguinte, a expressão «perante o juiz» não tem a função de complemento indirecto, mas, sim, de complemento preposicional (ou complemento relativo, na Nomenclatura Gramatical Brasileira).

Esta é a função sintáctica de um grupo preposicional, introduzido por qualquer preposição (a, com, de, em, para, perante, por, sem, sobre, etc.) e que nunca pode ser substituído pelo pronome pessoal dativo -lhe.

Em relação à segunda questão, a pergunta relativa às respostas «optei pelo menor/pela maior» deve ser:

(3) «Por qual optaste?»/«Optaste por qual?»

A resposta já deverá ter a contracção da preposição por com o artigo o/a, dado que a palavra «menor», sendo um nome (neste contexto), é acompanhada de artigo, o que obriga à contracção com a preposição: pelo/pela.

Disponha sempre!

Sandra Duarte Tavares