DÚVIDAS

A pronúncia lisboeta de rio e ria

Em Lisboa, ao contrário do resto do País, pronunciam da mesma maneira rio e riu. Gostava de saber como pronunciam a palavra ria. Será que consideram também um monossílabo, ou, pelo contrário, pronunciam com duas sílabas? Ora, no caso de ser pronunciado com duas sílabas, há uma total incoerência.

Agradeço uma resposta.

Resposta

Em Portugal, não é só em Lisboa que a palavra rio se pronuncia "riu" (como riu, 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo rir). Por exemplo, nos Açores também se atesta a mesma pronúncia.

Quanto a ria, pronuncia-se esta palavra como dissílabo: "ri-a". Não há incoerência por parte dos lisboetas e de outros grupos de falantes quando assim pronunciam a palavra, porque só seria possível formar ditongo crescente se a sequência "ria" não recebesse acento tónico e fizesse parte de uma palavra esdrúxula; p. ex., gambérria (cf. Dicionário Houaiss; também seria legítimo considerar que a sequência -rria contém um hiato).

Note-se ainda que, ao contrário de rio, que permite a formação de um ditongo decrescente, iu, no qual o u é uma semivogal (cf. eu, mau), em ria não é possível a pronúncia de um ditongo decrescente, porque a não é uma semivogal, mesmo no português de Lisboa ou no das ilhas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa