Parafernália possui um significado muito simpático: «conjunto de objectos de uso pessoal». No entanto, também se usa com o significado de «coisas usadas e velhas», vulgarmente designadas por tralha. A acepção de «confusão» está relacionada com este aspecto negativo da palavra parafernália, especialmente quando nos referimos àquilo que possuímos nos sótãos e mais modernamente nas garagens.
Contudo, embora tenha, em última análise, origem grega como parafrenia, parafernália tem etimologia diferente. Assim:
– Parafernália remonta à expressão do baixo latim ‘paraphernalia bona’, cujo adjectivo ‘paraphernalis’ deriva por sua vez de ‘parapherna’, «enxoval que a noiva leva além do dote», termo proveniente do grego ‘parapherna’ (‘para’, «junto» + ‘pherne’, «dote»). Repare-se que o adjectivo parafernal qualifica «cada um dos bens da mulher casada não compreendido no dote» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).
– Parafrenia é um composto erudito constituído pelos elementos gregos ‘para’ («junto, ao lado de») e ‘phrenía’ («estado mental patológico») e significa «conjunto de problemas mentais que inclui a demência precoce e a paranóia».