A grafia do nome Estefânia em 1935 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia do nome Estefânia em 1935

Fui registrado no ano de 1935. No meu registro civil de nascimento o nome de minha mãe, Estefania Augusta Ferraz de Mendonça, foi escrito com ph.

Pergunto se a legislação da época não permitia o uso da grafia com f. Ela era nascida em Portugal e toda a sua documentação estava com f.

José Augusto Mariz de Mendonça Professor engenheiro São José dos Campos – SP, Brasil 1K

Os elementos fornecidos não são suficientes. O registo de nascimento da Senhora Dona Estefânia Augusta Ferraz de Mendonça pode ter sido lavrado com a grafia "Estephania" ou "Estephanea", mas, posterirmente, uma cópia desse regist[r]o pode ter sido actualizada para "Estefânia" ou "Estefania".

Em 1911, teve lugar em Portugal uma grande reforma ortográfica.

A mudança do grupo ph para f foi irreversível, mas alguns indivíduos, nomeadamente, secretários dos registos, poderiam não ter tido em devida conta as mudanças ortográficas.

A investigação deste problema exige muito mais profundidade.

A. Tavares Louro
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: nome próprio