A grafia de «meio-diminuto» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia de «meio-diminuto»

Não encontrei no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP da Academia Brasileira de Letras, quinta edição) nem em nenhum dicionário já adaptado à nova ortografia um determinado substantivo (rubrica: música) e, assim, pediria orientação para escrevê-lo corretamente. Escreve-se, pela nova ortografia, «acorde "meio-diminuto"», ou «acorde "meio diminuto"»?

Muito obrigado desde já.

David Bento Estudante São Bernardo do Campo, Brasil 6K

Não há alteração, já que se trata de um composto formado pelo advérbio meio e um adjetivo. Assim, tal como se escreve meio-tom, escreva-se meio-diminuto. Como termo usado em música, o adjetivo diminuto é definido pelo Dicionário Houaiss deste modo: «com um semitom a menos que um justo (diz-se de intervalo)» e «que, no estado fundamental, contém um intervalo diminuto (diz-se de acorde)».

Carlos Rocha
Classe de Palavras: adjectivo