DÚVIDAS

A forma “portentor”

Qual seria o significado do vocábulo "portentor" ? Palavra extraída de um prefácio inacabado de Nietzsche intitulado de "Sobre o PATHOS da verdade", traduzido para o português por Pedro Süssekind, editora Viveiro de Castro, 2.ª edição, Rio de Janeiro 2000, pg. 26, oitava linha do segundo parágrafo.
Trecho: «... ninguém poderá acreditar em uma dignidade tão majestosa, em uma convicção tão limitada de ser o único contemplado portentor da verdade.(...)»

Resposta

Procurámos o vocábulo nos dicionários de que dispomos, mas não o encontrámos. Só podemos calcular que se trate de uma amálgama criada a partir de detentor, «que possui, que detém», e de portador, «que ou aquele que leva alguma coisa (carta, objeto), a mando ou a pedido de alguém, para entregar a outra pessoa» (cf. Dicionário Houaiss). Pelo contexto, parece-nos que o tradutor deveria ter utilizado detentor, que é termo mais adequado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa