A expressão fixa «em tempos idos» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão fixa «em tempos idos»

Diz-se «em tempos idos», ou «nos tempos idos»?

Afonso Teófilo Balunguilua Engenheiro Luanda, Angola 10K

A expressão corrente em português, atestada por António Nogueira dos Santos em Português – Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 2006), é «em tempos idos». São duas as entradas que podemos encontrar para esta expressão fixa – «em tempos» (ou «em tempos que já lá vão») e «em tempos idos», ambas com o significado de «num passado distante». Verificamos, portanto, que não existe nenhuma ocorrência da expressão «nos tempos idos», pelo que a ausência de artigo definido se explica pela razão de estas expressões se terem fixado assim mesmo.

Por expressão fixa, entende-se uma expressão constituída por mais do que uma palavra, cujo significado não pode ser inferido a partir do significado das partes que o constituem. Nelas, os elementos constitutivos são distribucionalmente fixos, ou seja, têm pouca flexibilidade para sofrer alterações, como o caso de «em tempos idos» ilustra bem.

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução