DÚVIDAS

A expressão «dizer que» (Moçambique)

Tenho constatado em vários discursos, tanto de políticos, apresentadores assim como de cidadãos normais, o uso da expressão «dizer que» no início da frase, geralmente após uma pergunta (ex.: «Dizer que Moçambique é um país lindo.») Sabemos que na língua portuguesa qualquer frase obedece à estrutura SVO (sujeito-verbo-objecto). Neste caso, ao usar «dizer que» no início da frase, estaríamos a começar a frase com um verbo, e no infinitivo (não há sujeito oculto). Gostaria de saber se é correcto falar assim e se a frase está gramaticalmente correcta.

Resposta

Dizer que, por exemplo, Moçambique é um país lindo é correcto, mas necessita de uma continuação para que tal afirmação seja o sujeito.

Por exemplo, dizer que Moçambique é um país lindo é uma afirmação geral e incontestável. Não há qualquer erro gramatical, a frase funciona como o sujeito do que a seguir se escrever ou disser.

Cf.  Glossário de moçambicanismos, recolhido pelo tradutor e professor português Vítor Santos Lindgaard

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa