A etimologia do nome próprio Gonçalo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A etimologia do nome próprio Gonçalo

Gostaria de saber qual a etimologia do nome Gonçalo, já que há várias "teorias" a circular na Internet e não sei em qual acreditar.

Obrigado!

Pedro Justo Estudante Figueiredo, Portugal 42

É um antropónimo de origem talvez parcialmente germânica – provavelmente do gótico –, formado por gunthi, gundja ou gundi (= «combate») e um outro de forma e etimologia controversas – saluus ou salvus –, que Leite de Vasconcelos (Antroponímia Portuguesa, 1928, p. 30) hesitava entre atribuir ao latim ou relacioná-lo também ao germânico.

As formas medievais deste nome oscilam o radical Gundisalv- e o radical Gunsal(v)- (ver Dicionário Onomástico Etimológico de José Pedro Machado). O apelido Gonçalves corresponde a um patronímico formado a partir do segundo radical, na variante Gunsalv-.

Carlos Rocha
Tema: Origem de nomes próprios Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico; Morfologia Campos Linguísticos: Fenómenos fonéticos