A definição de semântica frásica
Gostaria de saber quais são os aspectos que deverão ser focados no que se refere ao valor semântico da estrutura frásica. Desde já os meus sinceros agradecimentos.
Gostaria de saber quais são os aspectos que deverão ser focados no que se refere ao valor semântico da estrutura frásica. Desde já os meus sinceros agradecimentos.
De acordo com Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário – TLEBS (versão em CD-ROM), a semântica frásica constitui um subdomínio da linguística descritiva que descreve o conteúdo proposicional das frases. Este corresponde à representação de uma situação ou de um estado de coisas, implicando a atribuição de valores temporais, aspectuais, modais e de polaridade.Por exemplo, perante uma frase como (exemplo retirado da TLEBS, artigo "conteúdo proposicional básico") (1) O Pedro partiu um braço.a semântica frásica considera que a ela se associa um conteúdo proposicional básico resultante da combinação de um predicador (partiu) que selecciona dois argumentos (o Pedro e um braço). A semântica frásica vai também permitir descrever a situação representada por este conteúdo proposicional quanto às coordenadas enunciativas locutor e tempo da enunciação, mostrando que partiu se refere a um acontecimento anterior ao momento da enunciação (digamos o momento em que o locutor fala). Pode igualmente analisar o aspecto, isto é, a forma como a situação é perspectivada na sua estrutura temporal interna, e dirá que em (1) o acontecimento é visto como um todo completo, uma globalidade anterior ao momento da enunciação. Finalmente, a semântica frásica dirá que a frase (1) tem uma polaridade afirmativa, enquanto a sua negação tem uma polaridade negativa: (2) O Pedro não partiu um braço. Tudo isto são aspectos muito básicos que são objecto deste domínio da descrição linguística. De modo geral, a semântica frásica dá, pois, conta dos mecanismos de construção da referência e de predicação associados a uma frase. Por referência entende-se «a relação que une uma expressão linguística a um objecto do mundo, no quadro de uma situação de enunciação específica»; predicação é «a atribuição de uma determinada propriedade a uma entidade (ou conjunto de entidades) ou estabelecimento de uma relação entre entidades» (ver «Referência» e «Predicação» na TLEBS). Além disso, a semântica frásica abrange mais especificamente os seguintes aspectos (ver TLEBS): – Nas expressões nominais: p. ex., propriedades semânticas como o contraste contável/não contável, o qual permite explicar o facto de se poder dizer «dois carros», enquanto «dois arrozes» tem um uso mais específico. – Nas expressões predicativas:p. ex., a diferença de aspecto linguístico entre predicadores como morrer, almoçar, correr e estar doente. – Na referência deíctica: p. ex., o uso de advérbios de tempo e de lugar como ontem e aqui, respectivamente. Em síntese, a semântica frásica visa, portanto, analisar e explicar os valores referenciais das sequências linguísticas (enunciados) a partir da análise de categorias como o tempo, o aspecto ou a modalidade (ver a TLEBS). Note-se que o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista o termo semântica frasal, que é «a que se ocupa do estudo do significado das frases, nomeadamente das funções semânticas dos seus constituintes».