DÚVIDAS

A definição de aposto

Eu me chamo Fátima Nolte e trabalho como revisora de um gabinete no Tribunal Regional Federal, Brasília, Brasil; quando posso dou orientações de reforço para concursos em geral. Após ter visto em duas gramáticas exemplo de aposto da seguinte forma: “– meu primo José mora na Itália”, sendo que primo é considerado o aposto e não José como eu esperava, qual deles é o certo? Obrigada pela atenção.

Resposta

«Aposto é o termo de carácter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a um equivalente destes a título de explicação ou de apreciação», segundo a Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha (Padrão – Livraria Editora – Rio de Janeiro).
Quando digo “meu primo José”, estou a explicar quem é o José, que até escrevo com maiúscula inicial, sinal que marca a deferência para com um ser humano e consequentemente com o substantivo próprio, logo este é que é o fulcro do Grupo Nominal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa