No documento TLEBS: alterações, destaques, propostas (Lisboa, MN-DGIDC, 2006) referem-se subclasses de advérbios que, por enquanto, não estão incluídas nem na lista da TLEBS (Portaria n.º 1488/2004) nem no CD-ROM que contém as definições dos termos. São elas as dos advérbios de inclusão (até), de intensidade/quantidade (bastante, mais, menos, muito, pouco, tanto) e advérbios interrogativos (neste último caso, o referido documento reconhece que a TLEBS os enquadra nos pronomes interrogativos; cf. TLEBS: alterações…, pág. 31).
Não havendo, pois, termo específico para advérbios como muito, parece que deveremos manter a de advérbio de quantidade ou de intensidade, muito embora o referido documento mostre que o comportamento deste advérbios é semelhante ao dos advérbios adjuntos, porque modificam o grupo verbal (idem, págs. 30/31).
Quando tem flexão, muito é um quantificador indefinido («muito(s)»/«muita(s)»; cf. idem, pág. 26).
Em conclusão, muito é um advérbio adjunto que exprime quantidade ou intensidade, ou seja, é um advérbio adjunto de quantidade/intensidade. É também um quantificador indefinido. Convém, no entanto, estarmos atentos às pequenas correcções que a TLEBS possa vir a ter.