DÚVIDAS

Garantia e garante
A propósito de um anúncio publicitário da Siemens onde se lia «A inovação é garante de um Portugal sustentável», fiquei com as seguintes dúvidas: 1) Não seria mais correcto usar a expressão «é a garantia de...»? 2) Insistindo no uso de garante, não seria mais correcto anteceder o substantivo de um artigo definido, no caso concreto o, resultando na expressão «é o garante de...»? Obrigado pelos esclarecimentos e por um site fantástico.
«Estar ali, em casa»: reforço do predicativo do sujeito
Gostaria de agradecer, desde já, toda a atenção dispensada. Na frase «ele está ali, em casa», «ali» e «em casa», no que respeita a funções sintáticas, são dois predicativos do sujeito? Um predicativo do sujeito coordenado (composto?)? Um predicativo do sujeito e um modificador? Tenho tentado encontrar referências nas gramáticas, mas não encontro. Obrigada.
O radical de trabalho
Podem indicar-me se o radical do nome trabalho é trabalh-, ou trabalho? O radical não será como livr- para livro, mont- para monte?... Mont- é o radical para a família de palavras relacionadas com monte: montanha, montado (de monte), montanhês, etc. Mas a palavra montar (a cavalo), que parece ter o mesmo radical, pode considerar-se da mesma família? É que, nos exemplos que apresentei, todas as palavras estão relacionadas diretamente ou indiretamente com uma forma de relevo, e «montar a cavalo», embora me pareça ter o mesmo radical, significa uma coisa muito diferente. Para serem da mesma família, basta terem o mesmo radical, ou é preciso haver outra relação?... Muito obrigada pela a ajuda!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa