Na freguesia onde os meus avós maternos moram, em Portugal, existe um lugar chamado "Estangnhola". Gostaria de saber se a palavra "Estangnhola" quer dizer alguma coisa ou não ou se existem palavras semelhantes a esta que queiram dizer alguma coisa.
Obrigado.
Queria saber qual a origem do meu apelido (Baldiante), uma vez que é um apelido diferente e para muitos estranho.
Tendo encontrado ambos os termos no dicionário — Epifânia e Epifania, um como antropónimo, e outro como designação de festa religiosa —, gostaria de saber se o antropónimo Epifânia também se pode utilizar em português de Portugal ou apenas em variante brasileira.
Qual o certo, Holanda, ou Países Baixos?
Caros amigos, venho por este meio expor uma dúvida, que é a seguinte:
Eu vivo numa pequena localidade denominada Pintéus, julgo eu, porque a placa mais antiga que existe está escrita desta forma, com acento. Além disso, creio que o nome desta terra surge quando, no caminho para o Convento de Mafra, que se encontrava em construção, D. João V pernoitava aqui no Palácio e apreciava os seus pitéus, originando assim o nome da aldeia. Assim sendo, vinha desta forma pedir o vosso auxílio para poder saber se realmente o nome leva acento ou não.
Grato pela vossa atenção.
Qual a origem do nome Magalhães?
Como se escreve o antropónimo referente ao filósofo estóico autor de Discursos e de Manual? Escreve-se Epicteto ou Epícteto? E como se lê?
Se "diabo" é nome próprio, por que é grafado com letra minúscula?
Gostaria que me informassem acerca da palavra Humberto. Pode-se escrever esta palavra sem utilizar a letra H?
Obrigada.
Fui registrado no ano de 1935. No meu registro civil de nascimento o nome de minha mãe, Estefania Augusta Ferraz de Mendonça, foi escrito com ph.
Pergunto se a legislação da época não permitia o uso da grafia com f. Ela era nascida em Portugal e toda a sua documentação estava com f.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações