O significado da palavra latina lectorium
Gostaria de saber o significado exato da palavra lectorium (acho que é latim).
Quinta-Feira Maior
Gostava de saber a que data se refere a Quinta-Feira Maior.
Sobre o plural de «curriculum vitae»
Apesar de ser um tema (quase) debatido à exaustão, persiste no meu espírito uma dúvida quanto à expressão «curriculum vitae», aliás, quanto ao seu plural.
Se a tradução para português desta expressão é «currículo da vida», o plural da mesma seria «currículos das vidas». Afinal, trata-se de vários currículos, respeitantes a várias vidas.
Então, porquê o plural latino «curricula vitae»? Porque não «curricula vitarum»?
Agradeço muito quaisquer esclarecimentos que possam dar sobre esta matéria.
A origem e o significado de iaiá
Gostaria de saber a origem e o que significa a palavra "yaya".
Sobre a forma pedomania
Deve dizer-se, em minha opinião, pedomania, e não pedofilia (pedómano, aquele que a pratica, e não pedófilo; à semelhança de cleptómano e cleptomania; claustrófobo e claustrofobia), atendendo à raiz grega filo, «que é amigo» (eu não sei grego). Ora, no caso em apreço, essa característica é de enfermidade, tomando aspecto negativo, doentio, do foro médico-psiquiátrico.
Muito obrigado.
A redundância «exéquias fúnebres»
Num recente programa do Biography (acerca da carreira profissional da juíza O´Connor) tivemos ensejo de nos depararmos com a expressão «exéquias fúnebres» (do presidente R. Reagan).
Pergunto: não será o mesmo que «subir para cima», «avançar para a frente», «recuar para trás», e assim por diante?
Não cuidou o locutor em que o uso pleonástico apenas se admite como recurso literário de ênfase (e em condições bastante condicionadas)?
Não acredito pelo que tenho vindo a apreciar: o fulano saiu completamente analfabeto na medida em que, desta vez, manifesta ser-lhe completamente desconhecido o significado de exéquias (cerimónia religiosa fúnebre).
Superlativo absoluto sintético de esquisito e de apavorante
Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?
Descritores de competência
Ao preencher um formulário do INEP foi solicitado 03 descritores de competência que tivessem relação com a minha profissão. Digitei várias opções, mas o sistema não gravou. O que realmente são «descritores de competência»?
Grata.
Bote de fragata, ou bote-de-fragata?
Bote-de-fragata leva hífen?Obrigada.
Translineação de superintendência
Como se soletra a palavra superintendência?
