Fazer para exprimir o estado do tempo
O correto é «fez [ou fizeram?] dias frios neste inverno»?
Pronome átono complemento directo: «Eles viram-nos atrás do muro»
Ouço com frequência o meu filho e amigos dizerem: «Eles viram-lhes atrás do muro» em vez de «Eles viram-nos atrás do muro». Já tentei encontrar formas de lhes explicar, mas não consigo, porque para mim é intuitívo. Será que poderiam dar-me uma explicação para esta regra, que seja facilmente entendida por crianças dos 8 aos 10 anos?
Abstémio e abstémico
Abstémio/abstémico: trata-se de uma palavra de grafia dupla, ou a segunda forma é incorrecta?
O significado de raso na expressão «assino em público e raso»
Qual o significado do termo raso na expressão «assino em público e raso», encontrada em muitos documentos redigidos por tabeliões?
Muito obrigada.
O antónimo de independência = subordinação
Para a frase «O Instituto funciona na dependência da Directoria», qual a palavra que substitui «dependência» para inverter as partes e poder escrever: «A directoria funciona em... do Instituto»?
E, já agora, a palavra que falta não é antónima de dependência — independência. Como se designa esta relação?
Viva a língua portuguesa, talvez o único valor vivo que nos mantém como país!
O termo enxemés (Açores)
Aqui nos Açores, e na minha cidade, Ribeira Grande, usa-se o termo "enxemés" para significar: paredes de ripas cobertas cal e areia que serviam para organizar o espaço de casas anteriores ao século XIX (inícios).
Até se usava cabelo humano para ligar melhor a cal e a areia.
Soleto
Após ter procurado vários dicionários, inclusivamente dicionários on-line em portais portugueses e brasileiros, não consegui encontrar a palavra soleto, que julgo estar relacionada com o contexto da engenharia civil e da arquitectura. Se esta palavra existir, gostava de saber o que significa.
Sobre a locução «não obstante»
Nalgumas gramáticas, encontro a locução conjuncional «não obstante» no grupo das coordenadas adversativas, e noutras encontro-a no grupo das subordinadas concessivas. Em que situações é que pode ser um caso ou outro?
Muito obrigada pela atenção.
Bem vs. bom
Um dos meus cursistas escreveu num trabalho de casa: «A solução é bem para resolver esse problema.»
Sendo ser um verbo copulativo, pensei que se deveria escrever o adjectivo boa em vez de bem aqui. Por outro lado, o dicionário de língua portuguesa Infopédia (na Internet) atribui à palavra bem também o sentido «conveniente» (bem é então adjectivo invariável). Deste ponto de vista, acho que a frase «A solução é bem para resolver esse problema» é correcta.
Podem confirmar isso?
Além disso, sempre tenho tido problemas em saber quando se deve utilizar o advérbio bem ou o adjectivo bom/boa. Acho que muitas vezes ambos são possíveis, mas também há uma diferença em sentido entre as frases «Está bem» e «Está bom»?
Muito obrigada pelas suas explicações.
«Ponto da situação»
Diz-se «ponto "de" situação», ou «ponto "da" situação»?
Se os dois casos forem possíveis, qual é que se utiliza quando?
Obrigado.
