Soraia Valy Lourenço - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Soraia Valy Lourenço
Soraia Valy Lourenço
2K

Licenciatura em Línguística (com Ramo de Formação Educacional) e mestrado em LCP- Metodologia de Ensino de PLE/PL2 pela Universidade de Lisboa. pós-graduação em Estudos Pós-Coloniais. Leitora do Instituto Camões, na Universidade de Zagreb, Croácia. É autora do livro Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste (2011) e de artigos na área do Ensino e Aprendizagem de PLE/PL2.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Acabei de ouvir num noticiário televisivo, a propósito de um padre, a expressão «a sua função não é só dar a missa». Não deveria antes dizer-se «a sua função não é só dizer missa» ou «(...) celebar missa»?

Antecipadamente obrigada.

Resposta:

As formas apresentadas «celebrar missa» ou «dizer missa» são amplamente referidas nos dicionários consultados, pois os verbos dizer e celebrar são frequentemente indicados como sinónimos¹ um do outro.

Porém, dar é também usado com nomes que designam atos de comunicação ou atuação perante um público – dar uma aula; dar uma conferência.²

Em termos etimológicos, dar (do, das, dĕdi, dātum, dăre) é indicado como sinónimo de presentear, permitir, produzir, dizer, relatar, etc.³

Na medida em que dizer pode ser sinónimo de dar, em determinadas situações comunicativas, a expressão «dar missa» é igualmente aceitável.

¹ Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2003).

² Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – Academia das Ciências de Lisboa (2001).

³ Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2003).