Pergunta:
Se é correcto dizer «um anglicismo há muito entrado na nossa língua», também se pode dizer «um assunto muito falado»? A frase «As cartas eram respondidas à tarde», que li, há dias, num livro, está bem formulada (uma vez que o verbo responder, neste caso, não rege complemento directo)?
Obrigada.
Resposta:
Apesar de falar não ter associado um complemento direto, é possível empregar o verbo na passiva e dizer «o assunto foi muito falado», no sentido de «o assunto foi muito discutido».
Na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 435), organizada por Raposo et alii, pode ler-se o seguinte (negrito nosso):
«[S]ó podem ocorrer em orações passivas verbos de dois ou três lugares em que o argumento que se realiza como sujeito tem o estatuto de argumento interno direto na entrada lexical do verbo [...]; em [1] ocorre um verbo que seleciona não um argumento interno direto, mas sim um argumento interno preposicionado, como se verifica [na oração ativa correspondente, à direita do exemplo]:
[1]*A conferência foi assistida pelos doutorandos (vs. os doutorandos assistiram à conferência).
Contam-se como exceções a esta generalização os verbos apelar, obedecer, pagar, perdoar e responder, como exemplificado em [2]:
[2] Os pedidos de isenção não foram respondidos a tempo pelos serviços. (cf. os serviços não responderam a tempo aos pedidos de isenção).»
Ainda relativamente ao verbo responder pode ler-se na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, que, na aceção de “dar resposta”, “dizer ou escrever em resposta”, admite construções com objeto direto para exprimir a resposta, o que legitima...