Textos publicados pela autora
«Amor livre»
Pergunta: Pode-se antepor o adjetivo "livre" ao substantivo – "livre amor", por exemplo? E o que significa essa anteposição para o substantivo?Resposta: Com o significado de «teoria que advoga a livre união entre duas pessoas e que recusa o casamento como institucionalização dessa união» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), a expressão é «amor livre», como se atesta na fonte consultada1, com o adjetivo livre colocado após o substantivo amor.
Contudo, é...
A grafia de «chá verde»
Pergunta: Qual é a forma correta "chá-verde" ou "chá verde"?Resposta: A forma que encontramos dicionarizada é chá verde, sem recurso a hífen.
A questão talvez se levante por se tratar de um nome + adjetivo. Compostos semelhantes, em algumas situações, fixaram-se na língua com o uso de hífen, como são os caso de diretor-geral, diretor-adjunto, diretor-desportivo,...
Novos conceitos nas relações amorosas
Red flag, green flag e limerência
Nas redes sociais surgem expressões, trazidas do século XVII, como red flag e green flag que se associam a aspetos negativos ou positivos das relações amorosas. Mas será que a forma aportuguesada destas expressões tem a mesma forma que as expressões inglesas? A esta questão responde a consultora Sara Mourato, num texto onde reflete sobre a origem, uso e aportuguesamento de red flag e green flag e sobre a emergência do termo...
O uso do verbo enumerar
Pergunta: Em relação ao verbo enumerar, é possível admitir-se uma ocorrência/construção com a preposição em?
«As qualidades que o pai enumerou NOS filhos eram muitas.»
Obrigado.Resposta: É um uso pouco rigoroso, porque o que a frase parece querer dizer é que a enumeração é relativa aos filhos.
Sendo assim, sugere-se:
(1) «As qualidades que o pai enumerou sobre os filhos eram muitas.»
(2) «As qualidades que o pai enumerou quanto aos filhos eram muitas.»
(3) «As qualidades que o...
