Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Rafael Bluteau
Rafael Bluteau
397

Rafael Bluteau (Londres, 1638 - Lisboa, 1734) foi clérigo regular da Ordem de São Caetano. Salientou-se essencialmente como autor do primeiro dicionário de língua portuguesa, publicado no século XVIII (1712-28) - Vocabulário Português e Latino, que serviu de base aos dicionários posteriores de língua portuguesa.

 
Artigos publicados pelo autor

A língua portuguesa, como língua viva, sempre se vai enriquecendo; e já é tão abundante e opulenta, que em todas as matérias tem ricos termos.

Era antigamente a língua portuguesa tão pobre, como foram todas as mais línguas nos seus princípios. Só nas folhas de alguns livros históricos ou predicativos saía singelamente à luz; mas com as obras de muitos autores teve sucessivamente tão preciosos ornatos, que não tem que envejar ás mais elegantes línguas da Europa o seu luzimento…