Textos publicados pelo autor
Encontrar-nos = encontrarmo-nos
Pergunta: Muito agradecia o favor de me explicarem se se deve dizer «podemos combinar encontrar-nos», ou «podemos combinar encontrarmo-nos».
Muito grata pela atenção que se dignarem dispensar.Resposta: No enunciado proposto, verificamos a existência de um caso de subordinação completiva.
De facto, a frase proposta inclui uma oração subordinada completiva não finita, sendo que o verbo se encontra, no primeiro caso — «podemos combinar encontrar-nos», — no infinitivo não flexionado e, no segundo...
O termo reição (estudos linguísticos e literários)
Pergunta: Estou lendo o livro Aula, de Roland Barthes, e uma palavra me travou, nem Google ajudou: reição.
O contexto é: «assim, por sua própria estrutura, a língua implica uma relação fatal de alienação. Falar, e com maior razão discorrer, não é comunicar, como se repete com demasiada frequência, é sujeitar: toda língua é uma reição generalizada» (p. 13).
Muitíssimo obrigado!Resposta: Julgo que a edição do referido livro de Roland Barthes utilizada pelo caro consulente será a da Editora...
Inversão do sujeito em orações depois de discurso direto
Pergunta: Com relação à resposta 31 196, posso dizer que pequei ao não citar alguns exemplos. De qualquer maneira, poderei mencioná-los agora para confirmar que tenho razão nas ponderações que escrevi.
A) «Não, senhorita, Dile respondeu.» (O certo é: «respondeu Dile.»)
B) «Professora, ele disse aqui está o celular de Dile.» (O certo é: «disse ele.»)
C) «Professora, Dile falou com voz trêmula.» (O certo é: «falou Dile com voz trêmula.»)
O pior é que esse modismo já se está espalhando...
Muito grato!Resposta: Tal como já...
Melómano, musicófilo e «amante de música clássica»
Pergunta: Sou um amante de música clássica e gostaria que me esclarecessem qual o seu respetivo adjetivo. Poderei dizer: «Sou musicófilo classicense» ou sou «melómano classicista»? Estará correto? Se não está, qual seria a alternativa correta?
Muito obrigado pela vossa resposta.Resposta: Os vocábulos musicófilo e melómano mantêm entre si uma relação de sinonímia:
«Musicófilo — que ou quem demonstra apreço, predileção ou propensão pela música; melófilo»...
Função sintática de uma oração subordinada substantiva relativa (ou relativa livre)
Pergunta: A oração «quantas pessoas vêm» na frase «Não consigo imaginar quantas pessoas vêm» é relativa sem antecedente, ou é completiva?Resposta: O constituinte «quantas pessoas vêm» é uma oração subordinada completiva, que surge como argumento de um dos núcleos lexicais da frase superior. Assim, neste caso, o núcleo da oração superior que seleciona a completiva é o verbo imaginar, sendo que a supressão do constituinte (oração subordinada completiva) «quantas pessoas vêm» determina necessariamente a...
